quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

HUMOR CEARENSE CUIDA DA VOZ. MADAME MASTROGILDA DECLARA: A BORBOLETA ROXA SÓ QUER MAÇÃ? twitter:@mastrogilda




É sim, MADAME MASTROGILDA não despensa uma boa e suculenta maçã no camarim antes dos shows. Segundoa moça, maça ajuda na hora de soltar a voz porque ela funciona como uma "limpadora natural" da boca e da faringe. Ao ser engolida, ela raspa a superfície desses dois órgãos, evitando que a saliva grossa chegue à laringe, o tubo no início do pescoço onde a voz é produzida. "A maçã retira as secreções que dificultam a vibração das pregas vocais, deixando a saliva mais rala e favorecendo a articulação das palavras", afirma a fonoaudióloga Gisele Gasparini, do Centro de Estudos da Voz, em São Paulo. Outra vantagem é que a maçã é uma fruta bem consistente.

Por causa disso, quem vai degustá-la acaba exercitando todos os músculos responsáveis pela articulação da fala - os lábios, as bochechas, a língua e os músculos interiores da boca. "Ou seja, a mastigação funciona como um aquecimento, que elimina a tensão na região do aparelho fonador, preparando o caminho para uma boa cantoria", diz Gisele. Entretanto, Kelly, a grande dica para não correr o risco de a voz sumir bem na hora do refrão de "Baba, baby" ou "Adoleta" é não abusar. O ideal é evitar conversas em ambientes barulhentos e não gritar ou falar alto por muito tempo. Se isso for impossível e a voz pedir socorro, o melhor remédio é o repouso: em geral, uma boa noite de sono costuma ser suficiente para recuperar a potência normal. Se o problema continuar, o jeito é procurar um otorrino ou um fonoaudiólogo, profissionais que ensinam atividades de reeducação para usar a voz de maneira saudável. Muita gente, porém, apela para métodos caseiros.

O velho e bom gargarejo com água ajuda, mas não resolve o problema, porque apenas algumas gotículas chegam a hidratar a laringe, sem eliminar a saliva mais grossa que prejudica a voz. Outras receitas tradicionais, como tomar uma colher de mel, também aliviam um pouco a dor, mas trazem um inconveniente: como essas substâncias possuem efeito anestésico, elas podem mascarar o desgaste e até agravar as lesões nas pregas vocais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário